terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Abobrinha Recheada com Linguiça


Vocês acharam que não ia ter receita hoje e já estavam se preparando para me tirar sarro de que eu não tinha cumprido com a minha promessa. Mas cá estou eu pegando vocês no pulo do gato! !

A receita de hoje é daquelas que a sua avó fazia quando você era menor e você odiava por que, afinal, quando se está na casa da vovó você sempre espera por batata frita, bife à milanesa e outras coisas gostosas e não esse prato de... aposentado-quando-come-sozinho-em-casa.

Mas podem se alegrar e confiar: essa vai ser a melhor abobrinha (depois da parmegiana) que você vai comer na vida. Vale a pena! Eu coloquei uns toques que acredito que dão um UP nessa receita.

É isso, confia e vá à luta para o mundo de comidas naturais e gostosas!
 


Serve 2 pessoas.

Ingredientes:
2 abobrinhas
4 gomos de linguiças de lombo fresca (uma para cada metade da abobrinha)
1 cebola pequena picada
1 dente de alho picado
1 punhado de salsinha picada
1 pimenta vermelha fresca (chili), sem sementes e picada finamente
Óleo de oliva (Azeite)
Água para ferver a abobrinha
Pimenta do reino moida na hora
Sal marinho
O quanto bastar de queijo parmesão ralado (eu não sei a medida dele por que não utilizo medidor)

Modo de preparo:
Comece colocando um pouco de água em uma panela (mais ou menos até a metade) e deixe-a em fogo alto. Enquanto a água vai fervendo, corte as duas abobrinhas pelo comprimento na horizontal, obtendo assim 4 peças de abobrinhas. Com uma colher, retire o recheio da abobrinha e o reserve em um pote, para você vai utilizá-lo mais tarde no recheio. Agora você terá 4 "canoas de casca de abobrinha".


Coloque as canoas de abobrinha na água fervente e deixe ferver por apenas 1min. Eu sei que parece pouco mas se você deixar ferver de mais a abobrinha vai desmanchar depois de assada. Por isso sem pânico, é 1min mesmo, eu não digitei errado. =]

Aproveite enquanto a abobrinha está tomando um susto na água fervente e ligue o forno para pré aquece-lo a 180º. Assim que der o tempo, retire a abobrinha da água.

Em uma panela média, frite a cebola até dourar com o óleo de oliva. Em seguida acrescente a linguiça e deixe-a fritar (eu gosto de tirar a carne da linguiça daquela capinha dela, e assim destroçando-a você tem uma jeito de "picá-las" de forma bem rustica ;D). Quando a linguiça atingir um tom mais corado, acrescente o alho e a salsinha e mexa um pouco. Acrescente em seguida todo o recheio que havia sido retirado da abobrinha com uma pitada boa de sal, pimenta do reino, pimenta vermelha picada e um bom punhado exagerado de queijo parmesão ralado. Mexa tudo e deixe refogar um pouco.


Enquanto isso, em uma forma refratária média coloque as "canoas" de abobrinha com a parte sem recheio voltadas para cima. Quando terminar de refogar o recheio, com uma colher vá enchendo as abobrinhas com o refogado até que todas tenham uma boa porção de recheio. Em seguida complete com um punhado de queijo parmesão por cima da abobrinha.

Leve as abobrinhas já recheadas ao forno e deixe-as lá por 30min ou até gratinar o queijo parmesão.


E voilá! Seu primeiro prato de vovó com um gostinho a mais! Orgulhe-se! ;D

Baixe a versão dessa receita para impressão aqui.

Um comentário: