quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Bruscheta de Berinjela

 
Faz tempo que não posto algo né? Então vamos seguir com a semana da berinjela com uma receita um pouco trabalhosa mas que no final vale muito a pena pois fica uma delicia. As famosas bruschetas são um prato de entrada da colinária italiana que pode ser muito útil para você ir forrando a barriga de seus convidados famintos que não conseguem mais esperar aquele seu jantar caprichado que ainda falta 40min para ficar pronto! Você também pode fazer essas deliciosas bruschetas para uma janta que serve também.

Mas me prometam agora que vocês irão fazer esta receita com o pão correto e não estes que eu usei nas fotos, ok? Anotem, o pão correto é o italiano, que é um pão grande e com a casca um pouco mais dura enquanto o miolo é bem macio. Esse pão é o ideal pois o miolo absorve bem o recheio mas não chega a despedaçar com o caldo do recheio.

Agora chega de blablabla e bora para a ação!



Serve de 2 pessoas

Ingredientes:
1 pão italiano (ou pão português ou algum outro que seja grande e com a casca mais crocante)
1 beringela grande
2 dentes de alho
1 pimenta vermela (chili) sem semente e picada
Algumas poucas azeitonas - eu usei a verde mas se você tiver a roxa é melhor
Vinagre de maça (ou vinho branco)
Óleo de oliva
Sal
Manjericão fresco
Pimenta do reino moida na hora

Modo de preparo:
Comece pegando uma panela de grelha e deixe-a esquentando no fogo médio, enquanto ela esquenta vá cortando a berinjela bem finamente de comprido, tendo assim vários pedaços de finas laminas. Assim que a grelha esquentar, coloque as laminas de berinjela sobre ela em fogo de médio e deixe a berinjela grelhando por um tempo, o ideal é deixar que ela seque bastante e que fique com algumas marcas tostadinhas da grelha que é uma delicia.




Esse processo demora um pouco mas tenha paciência, aproveite este tempo para picar a pimenta vermelha e as azeitonas. Quando terminar de picar provavelmente ainda vai estar faltando algumas fatias de berinjela para grelhar, então, enquanto isso corte o pão em rodelas grossas de mais ou menos 1cm de espessura. E em cada uma das rodelas regue, em apenas um lado delas, com um fio de azeite seguido de um pouco de pimenta do reino. Corte um dos dentes de alho na metade e esfregue-o sobre o azeite e a pimenta do reino no pão - isso vai fazer o pão pegar mais o gosto do alho - e então deixe-os tostando um pouco no forninho. Só tome cuidado para o pão não esquentar tanto a ponto de virar torrada é só para assar um pouco o azeite e o alho, não passe de 5min nesse processo, ok?



 Pré aqueça o forno a 180º.

Agora que as berinjelas já estão todas grelhadas, coloque-as em um pote e adicione uma boa quantidade de azeite - de 3 a 5 colheradas de sopa - e depois acrescente também um pouco de vinagre, o manjericão fresco picado/rasgado com as mãos mesmo. Uma pitada de sal e pimenta do reino. Acrescente também a azeitona e a pimenta vermelha picada. Misture isso tudo com as mãos ou com uma colher. Você vai notar que a berinjela vai tornar a ter vida e vai deixar de ficar tão seca como estava pois ela i rá absorver o azeite e o vinagre.



Tire o pão do forninho e coloque em uma assadeira que acomode bem as rodelas de mão. Então coloque a berinjela temperada sobre o pão e pressione o "recheio" para penetrar bem o caldinho no pão, assim ele irá absorver bem o gosto da berinjela. Não seja ridico e coloque bastante recheio sobre cada um das rodelas de pão que vai ficar uma delícia.

Coloque então a assadeira no forno e deixe tostar por mais alguns minutos até que a berinjela assente bem no pão - por volta de 10min ou menos, não queremos torradas afinal.



Bon apetit!


Dica: você pode acrescentar um pouco de queijo parmesão ralado em cima para finalizar antes de assar no forno. Fica com um toque ótimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário