sábado, 7 de janeiro de 2012

Carbonara de Abobrinha



Bom, fim de semana chega e agente tem mais tempo para se dedicar a um belo almoço de sábado ou uma ótima sobremesa de domingo! Esquecendo todas as regras de dieta e nos permitindo comer o algo a mais do fim de semana, hoje passo a vocês a receita de um delicioso macarrão à carbonara de abobrinha - já que a abobrinha recheada fez tanto sucesso achei que seria uma boa utilizar novamente estas belezinhas.

Mãos à obra!



Serve 3 pessoas

Ingredientes:
2 abobrinhas picadas em cubinhos médios
3 gemas de ovos
100ml de creme de leite
2 pequenas fatias de bacon
1 pimenta vermelha picada sem semente
1 dente de alho picado finamente 
400g de penne (ou dois punhados de mão cheia para cada pessoa - dica da Mamma)
Um punhado bem generoso de queijo parmesão ralado
Água para cozinhar o macarrão

Pequeno punhado de tomilho seco
Pimenta do reino moida na hora
Sal marinho
Óleo de oliva
Modo de preparo:
Coloque a água do macarrão para ferver e cozinhe a massa de acordo com as instruções do fabricante (não esqueça de ascrecentar um fio de óleo de oliva e sal na água). Pique as abobrinhas, a pimenta e o bacon e em uma frigideira grande frite com óleo de oliva o bacon e o alho até que o bacon fique praticamente tostado.



Assim que o bacon estiver quase tostadinho, acrescente a abobrinha e deixe ela ser fritada no óleo do bacon (caso não tenha óleo suficiente para fritar toda a abobrinha acrescente mais). Junte a pimenta vermelha picada e o tomilho (bem pouco, um punhadinho de nada) às abobrinhas e deixe fritando até o momento em que as abobrinhas comecem a ficar mais macias. Não esqueça de colocar uma boa pitada de sal e um pouco de pimenta do reino.







Enquanto a abobrinha frita, vá separando a gema da clara, juntando-as em uma tijela com o creme de leite e o punhado generoso de queijo parmesão. Misture até obter uma mistura homogênea. Tempere com sal e pimenta do reino.

Agora começa um momento tenso, tente fazer essa segunda etapa de forma rápida para não estragar o carbonara. Com o macarrão, o creme de gema e as abobrinhas prontas, escorra o macarrão mas lembre-se de guardar um pouco da água do cozimento. Coloque o macarrão da frigideira onde estão as abobrinhas, cozinhe bem pouco misturando os ingredientes.

Tire a panela do fogo e agora acrescente todo o creme de gema no macarrão e uma concha pequena da água do cozimento. Misture toda a massa até que o creme vire um molho dourado e cremeso. Não se preocupe que a gema do ovo irá conzinhar com o próprio calor de toda a massa e da abobrinha, se você deixar no fogo para cozinhar mais o molho, você terá ovos mexidos, por isso confie que vai ficar bom desta forma!


E bon appetit! Experimente que você vai se viciar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário