segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Cheesecake de Limão


 Pessoal, hoje vou postar uma receita proibida e que vocês têm que me prometer que só irão faze-la 1 vez no mês ou somente quando tiver muitas visitas em casa, por que além de cara ela é daquelas que você não consegue se controlar e só pára de comer quando finalmente acaba. (não adianta me falar que você não vai fazer isso por que eu sei que você vai!).

Chessecake de limão! Ou então torta de limão como eu gosto de chamar. Tortas de limão ficam ótimas com uma calda de frutas vermelhas e por isso eu a sirvo assim, mas se vocês preferirem mais para frente (não agora que estou me empanturrando de cheesecake) eu posto uma receita de torta de limão clássica.

Agora, vai malhar um pouco porque você vai precisar! Mas antes vamos para a cozinha!




Serve 8 pessoas


Ingredientes:
150g de manteiga sem sal e mais um pouco para untar a forma
200g de bolacha de maizena
100g de flocos de aveia
1 colher de chá de essencia de baunilha
600g de queijo cremoso (cream chesse)
150g de açucar refinado
2 limões
1 laranja
300g de creme de leite

Para a cobertura de frutas vermelhas:
400g Qualquer tipo de fruta vermelha que você achar (franboesa, mirtilo, amora, morango, etc)
100g de açucar refinado
4 colheres de sopa cheias de geléia de frutas vermelhas de boa qualidade

Modo de preparo:
Comece untando a forma com a manteiga. Embrulhe as bolachas em um quardanapo limpo e, usando um rolo ou martelo de bater carne, esmague-os até obter migalhas finas. Coloque em uma panela em fogo baixo e adicione os flocos de aveia até tosta-los a ponto de começarem a escurecer. Corte a manteiga em cubos e adicione à panela com as bolachas esmigalhadas. Mexa com uma colher de pau até combinar tudo. Tire a mistura do fogo e despeje-a na forma da torta, alisando-a com suavidade. Gentilmente, pressione para baixo a base de migalhas de bolacha com as costas de uma colher ou as mãos, para deixa-la plana e lisa. Reserve na geladeira por 1 hora.






Ponha todo o queijo cremoso em uma tigela, junte com a essência de baunilha, o açucar, as raspas dos limões e da laranja e o suco de um limão. Misture bem até ficar liso. Em outra tigela, bata bem o cremede leite até o ponto de chantilly. Incorpore metade dele à mistura do queijo cremoso. Depois faça o mesmo com a metade restante. Quando a mistura estiver homogênia, despeje-a sobre a base de biscoitos e alise com uma espátula. Deixe a torta na geladeira por pelo menos 1h.








A cabertura de frutas vermelhas eu acho bacana fazer um pouco antes de servir a torta por que fica tudo mais fresquinho, essa cobertura depois de ficar um tmepo na geladeira já não fica com a mesma cara (mas o sabor continua sendo o mesmo). Portanto, faça acobertura pelo menos 30min antes de servir a sobremesa - para dar tempo de esfriar a cobertura e de ficar tudo fresquinho.





Em um caneco médio, coloque todas as frutas vermelhas - eu utilizei mirtilos e franboesas, mas sinta-se livre - junto da geleia e do açucar e misture tudo com as mãos mesmo, tente amaçar as frutas com mão para que elas soltem o seu suco. Vejam o estado da minha mão quando fiz a minha cobertura. É uma delícia!

Enfim, assim que tudo estiver bem misturado e a maioria das frutas massarocadas - lave bem as mãos - e ligue o fogo no médio e vá mexendo até um pouco antes de ferver a mistura. Se você achar que está seco de mais, adicione um pouquinho de água, a intenção é que fique tudo não aguado mas "cremoso". Depois deixe a cobertura esfriar. Assim que for o momento de servir seus convidados, coloque a torta na mesa, mexa um pouco a sua cobertura com uma cober de pau, e aos poucos vá adicionando sobre a torta, todo mundo vai ficar com água na boca enquanto você finaliza essa incrível sobremesa.




 Se preferir adicione raspas de mais um limão por cima que fica lindo também.

Um comentário:

  1. Suas fotos ficaram lindas demais. Amei a receita e fiquei com muita vontade de tentar. Estava procurando uma receita que parecesse a de um cheesecake que experimentei no P.J Clarke's (http://www.locamob.com.br/p.j.-clarkes/details) e amei. Acho que a sua está bem parecida. Obrigada

    ResponderExcluir