domingo, 27 de maio de 2012

Shimeji na Manteiga + Bruscheta


A receita de hoje são duas em uma. Vou ensinar vocês a fazer o famoso shimeji na manteiga - igual aqueles que servem em rodizio japonês que é uma delícia - mas, como nesse dia eu não podia me conter apenas com o shimeji, aproveitei ele e fiz uma bruscheta dele. Fácil, rápido, indolor e gostoso!

Então aproveitem que esse lanchinho é uma boa pedida para o final da tarde ou para dar de entrada para os amigos que foram na sua casa e não aguentam mais esperar o almoço sair.

Serve 3 pessoas.

Ingredientes:
1 pacote de shimeji fresco (300g)
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
Shoyo(dê preferencia ao light que tem menos sódio)
Sake Mirim (é uma espécie de vinagre japonês, se você não o tiver coloque o vinagre normal mesmo)
Pão de forma integral
2 dentes de alho
Óleo de oliva
Pimenta do reino
Sal marinho

Modo de preparo:
Comece lavando o shimeji em água corrente e depois cortando a base dele. Essa base do shimeji é comível, porém, eu sempre corto fora pois essa parte tende a demorar mais para cozinhar. Se você tentar deixar ele inteiro cozido, vai perceber que o topo do shimeji vai passar do ponto. Então, para não ter meio shimeji cozido e meio shimeji cru, eu prefiro cortar a base dele e jogar fora.



 

Continuando, depois de tirar a base do shimeji, em uma panela média, colque a manteiga sem sal e ligue o fogo no médio para o alto e deixe a manteiga lá até derreter. Assim que ela começar a fazer uma espuminha acrescente o shimeji e deixe-o lá até que ele comece a soltar água. Assim que a panela estiver bem úmida do liquido do shimeji, acrescente um bom gole de shoyo - mais ou menos 8 colheres de sopa, o importante é que quando você mexer o shoyo para msiturar com o shimeji, todo o shimeji tem que estar corado do shoyo igual na foto.


Misture o shoyo e o shimeji e deixe-o cozinhando por 3 ou 4 minutos. Depois disso acrescente o sake mirim - meia porção do que você colocou de shoyo, se foram 8 colheres, 4 colheres de sopa então - e misture tudo com uma espatula. Caso você esteja utilizando vinagre normal coloque menos, pois o vinagre de maçã e estes mais normais são mais fortes que o sake mirim. Deixe o shimeji cozinhando mais um pouco, mas não muito, nessa parte eu costumo deixar no máximo 5 minutos. Feito isto, desligue o fogo e contemplem seu incrível shimeji. Ele pode ser servido desta forma com arroz, em cima de algum bife, ou então sobre um pão delicioso! Que é exatamente o que vamos fazer.

Deixe o shimeji descansando na panela. Pegue uma assadeira grande e ligue o forno para pré-aquece-lo. Pegue algumas fatias de pão de forma - no meu caso eu fiz 6 fatias, mas se você quiser o pão com mais recheio, 4 fatias é o que você precisa. Uma boa dica aqui é ter aqueles pães caseiros pois assim você pode corta-los na grossura que você quiser, pois o ideal é que a fatia tenha pelo menos 1 dedo de largura.




Coloque sobre o pão um bom fio de óleo de oliva com pimenta do reino moia na hora, uma pitada de sal marinho e para finalizar, triture os dentes de alho sobre os pães. Feito isso, distribua o shimeji sobre o pão de forma a todos terem uma boa porção. Não despreze o caldinho do shimeji, pois ele é delicioso e fica ótimo no pão. Coloque no forno de deixe-o lá até que o pão comece a dourar.



Prontinho. No máximo em 30min de forno você terá bruschetas deliciosas de shimeji. Enjoy!

Um comentário: