terça-feira, 19 de junho de 2012

Curry ao Estilo Vindaloo


Hoje eu cozinhei o meu primeiro prato indiano, estava com vontade de comer algo que nunca tinha feito antes e procurei por algo que usasse frango que era o que tinha na geladeira. Queria algo especial e achei esta receita incrível de Vindaloo, que segundo Jamie Oliver, significa "Vinagre alho", então já podem imaginar quais ingredientes teremos nessa receita de hoje né? Mas a estrela principal deste prato é o curry. Sempre fui apaixonada por esta especiaria, mas nunca a cozinhei com a devida atenção.

Galera, está é uma receita um pouco mais demorada que as que costumo postar aqui, mas acreditem, vocês vão amar. E para o gosto delicioso e complexo que ela tem, vale muito a pena.

Mas vale avisar, o Jamie Oliver usa muitos ingredientes que são complicados de achar por serem especiarias muito específicas da culinária indiana e como eu não as tinha na cozinha, alterei um pouco a receita dele para poder adaptar a nossa cozinha do dia-a-dia, ok? E se preparem que é uma receita apimentada, mas se você não é chegado em pimenta, pode sempre diminuir ou tirá-las da receita.

Serve 2 pessoas



Ingredientes:
2 cebolas médias
4 dentes de alho
2 pimentas vermelhas
1 pedaço de raiz fresca de gengibre do tamanho de um dedo
Um maço pequeno de salsinha fresca
4 tomates maduros
óleo de oliva
1 colher de sopa de manteiga
800g de peito de frango cortado em cubos, de preferência caipira ou orgânico
120g de curry
2 dentes de cravo da índia
Sal marinho e pimenta-do-reino
6 colheres de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de sopa de mel

Modo de preparo:
A parte mais trabalhosa é picar todos esses ingredientes, então mão à massa: pique tudo bem finamente e pequenininho, a cebola, o alho, o gengibre (descasque-o antes de picar), a pimenta vermelha (lembrando de descartar as sementes) e a salsinha. Corte os tomates em cubos grandes, o que deve dar de 4 a 6 pedaços por tomate.

Em uma panela média/grande sobre fogo médio, coloque um bom fio de óleo de oliva e a manteiga, acrescente a cebola, o alho, a pimenta vermelha, o gengibre e a salsinha e os cozinhe por 10 minutos ou até que fiquem tenros e dourados, mexendo sempre para não queimar nada.


Adicione o frango picado em cubos e o curry, misture bem e tempere com sal marinho e pimenta-do-reino. Deixe o frango mudar de cor para um branco e então acrescente o tomate, o vinagre balsâmico, o mel e cerca de 400ml de água ou até cobrir o frango e mexa tudo de novo, finalize colocando os dois cravos da índia, mas antes corte os em pedaços menores e os amasse com uma faca para soltar mais o seu sabor. Deixe a água ferver e depois, em fogo bem baixo, cozinhe por 45 minutos com a panela tampada. Mas não vá esquecer a panela no fogo, você precisa mexer a mistura a cada 5 minutos mais ou menos para desgrudar o curry do fundo da panela, se não gruda e queima. Caso a água seque de mais, adicione um pouco mais.





Quando a carne estiver tenra e cozida, prove e tempere com sal e pimenta-do-reino se achar necessário.

Tcharam! Você acabou de fazer um vindaloo delicioso de deixar muita gente de boca aberta. Coloque um bom arroz para acompanhar o seu prato indiano e impressione as visitas ou então, como eu fiz, se delicie em um dia de folga em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário