sábado, 25 de agosto de 2012

Batata Assada com Alho e Frango Temperado com Limão



Hoje vou postar uma receita dupla, uma das batatas assadas com alho e outra do peito de frango temperado com limão. É tudo muito simples e muito rápido. Uma ótima opção para sair da rotina e transformar um filézinho simples em algo delicioso.

Lápis e caneta na mão!


Ingredientes para a Batata:
300g de batata pequena
5 dentes de alho
Óleo de oliva
Manjericão fresco
Pimenta-do-reino
1 pão velho (daqueles que está bem duro, ótimo para fazer farofa)
Queijo parmesão
Sal marinho

Ingredientes para o Frango:
2 filés de peito de frango
Meio limão
2 dentes de alho
Óleo de oliva
Sal marinho
Alecrim

Modo de preparo:

Comece pela batata que demora mais que o frango no preparo. Ligue o forno e deixe-o aquecendo enquanto prepara as batatas.

Em uma assadeira de tamanho médio/grande coloque as batas picadas em rodelas não muito finas e nem muito grossas, o principal é que todas as batatas estejam, de forma geral, em contato com a assadeira e não uma sobrepondo a outra. Agora vamos temperar essas belezinhas, pique o alho - eu gosto muito de alho, então piquei em pedaços  grandes, se preferir pode fazer em pedaços menores - e o manjericão fresco e adicione às batatas, adicione um fio bem generoso de óleo de oliva, um punhado pequeno de pimenta-do-reino triturada na hora e uma pitada de sal para finalizar. Agora misture tudo sem ter medo de colocar a mão nas batatas. Quando todas as batatas estiverem banhadas em óleo de oliva e bem temperadas, pode colocar no forno para assar.



Deixe-as assando por pelo menos 20 minutos ou até perceber que as batatas estão começando a dourar. Nesse estágio, tire-as do forno e dê uma mexida em tudo para que as batatas desgrudem na assadeira e tomem outra posição para não queimar. Agora adicione uma boa quanditade de queijo ralado e, para finalizar, adicione o pão velho, daqueles bem duros mesmo, ralando-o sobre as batatas. Vai formar uma espécie película de "farofa" por cima das batatas e volte a assadeira no forno e deixe lá por mais 30 minutos ou até perceber que a batata e o queijo douraram.



Enquanto as batatas estão assando, prepare o frango. Em um recepiente de vidro, adicione um bom fio de óleo de oliva, pimenta-do-reino moida na hora, o suco e raspas da casca de meio limão, uma quantidade bem pequena de alecrim, uma pitada de sal marinho e esprema os dentes de alho, adicionando-os a mistura. Misture tudo e coloque os filés de frango para serem banhados. Deixe-os um pouco nesse tempero se você tiver tempo sobrando.

Coloque uma frigideira para esquentar no fogão com fum fio de óleo de oliva. Quando a frigideira estiver quente, coloque os filés para dar uma fritada. Doure-os dos dois lados igualmente e prontinho.




Coloque a sua batata assada com alho em um lado do prato e o frango do outro e seja feliz!

Dica: Com o prato já pronto, esprema a outra metade do limão que sobrou, regando tudo com um toque a mais de limão. Fica uma delícia.

Baixe a versão para impressão da receita aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário