terça-feira, 4 de setembro de 2012

Brownie do Jamie Oliver


 Fazia tempo que não postava uma receita de um doce e então resolvi fazer bonito. Essa é a receita que nunca falta na receita dos restaurantes de SP, o bom e velho Brownie. Qual a diferença dele para um bolo de chocolate? Praticamente nenhuma, ele só é um bolo feito basicamente de chocolate, que alguém tirou do forno antes da hora e percebeu que ficava simplesmente perfeito mal assado mesmo.

Essa receita eu peguei do grande mestre Jamie Oliver, mas alterei um pouquinho. Na receita original ele utiliza frutas secas e castanhas, mas como eu gosto do brownie só com chocolate, fiz sem esses ingredientes, mas sintam-se a vontade para incluir mais coisas no final da receita junto dos pedaços de chocolate.


Ingredientes:
250g de chocolate meio amargo
150g de chocolate ao leite (ou chocolate branco)
250g de manteiga amolecida sem sal
200g de açúcar mascavo
6 colheres de sopa de cacau em pó
4 colheres cheias de sopa de farinha integral
1 colher de chá de fermento
4 ovos grandes
Sal

Modo de preparo:
Comece picando o chocolate em pequenos pedaços irregulares mesmo e derreta-o em banho maria (ou no microondas se preferir) junto da manteiga e misture bem ambos até que vire uma massa maravilhosa de chocolate brilhante e espessa. Feito isso, coloque o chocolate em um recipiente e acrescente o açúcar mascavo, o chocolate em pó, uma pitada de sal para dar um gostinho, a farinha e para finalizar o fermento. Misture tudo muito bem e enquanto está misturando, acrescente os ovos um por um e continue mexendo tudo até que fique com a massa homogênea.




Pré-aqueça o forno e pegue uma assadeira pequena (pequena mesmo, daquelas de forninho elétrico, por volta de 30x15 centímetros) e forre com papel manteiga - se não tiver papel manteiga, unte a assadeira com manteiga e um pouco de farinha. Coloque a massa do browine na assadeira forrada e faça com que a massa se estenda igualmente por toda ela.

Para finalizar, quebre alguns pedaços não muito pequenos de chocolate ao leite (ou branco) e afunde eles de forma aleatória pela assadeira. Esses pedaços vão virar incríveis gotas de chocolate derretido, então seja generoso e espalhe bem pela massa.


Leve o brownie para o forno a 200ºC. Agora vem a parte mais importante do preparo do brownie, você não pode deixar que ele fique completamente assado como um bolo normal, você vai tirar ele antes da hora mesmo. Assim ele fica um bolo mais molhadinho e não duro e seco. No meu forno, 15 minutos são o suficiente para assar ele de forma que fique mal assado mas no ponto gostoso que não é tão mole. Tente fazer uma medida olhando como está o aspecto da massa, quando ela ficar brilhante  e aparentemente assada, espete com um palito e veja se está grudando. Se grudar, ótimo, tire do forno! Mas lembrando que o todo do brownie deve estar com uma aparência mais assadinha mas o interior deve estar mais cru e grudento. Não sei se fui muito clara, mas procurem deixar entre 15 minutos a no máximo 20.


O gostoso é comer enquanto estiver quentinho ainda, depois que esfria ele fica meio duro, então aconselho a sempre dar uma esquentadinha no microondas antes de comer. No meu caso eu amo o brownie por si só, mas se quiser dar uma incrementada, coloque uma bola de sorvete junto que vai ser sucesso.

9 comentários: