quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Frango Temperado com Páprica


Cansado daquele frango sem graça do dia-a-dia? Então compra um pacotinho de páprica no mercado e aproveita que essa receita adaptada do mestre Jamie Oliver, é muito prática e deliciosa.

Vocês vão perceber que nessa receita eu não coloco a quantidade exata de cada tempero pois eu mesma não sei dizer se chega a ser uma colher de sopa ou menos, mas vou sempre indicar a proporção de um ingrediente para o outro.


Ingredientes:
4 filés de peito de frango
2 colheres de sopa de manteiga com sal
1 limão
300g de tomatinho cereja
Orégano
Sal marinho
Páprica picante
Tomilho (ou alecrim, mas nesse caso utilize em menor quantidade)
Pimenta-do-reino
Óleo de oliva

Modo de preparo:
Comece preparando o tempero em um pote aparte: adicione primeiro a páprica que é o ingrediente principal, coloque uma quantidade razoável, equivalente a 1 colher e meia de sopa. Depois acrescente praticamente a mesma quantidade em orégano - um pouco menos. Acrescente mais 2 pitadas de sal marinho e finalize os ingredientes secos com pimenta-do-reino a gosto para dar um gosto mais apimentado e uma pitada de tomilho. Feito isso adicione o óleo de oliva e misture bem os ingredientes até que forme uma espécie de molho temperado.



Pegue os filés de peito de frango e disponha-os sobre uma tábua de cortar alimentos e despeje o molho de tempero sobre eles. O ideal para temperar bem o frango é de esparramar esse molho sobre eles e misturar com as mãos, massageando os filés até que fixe bem neles. Se você achar o tempero muito seco adicione mais óleo de oliva, caso não esteja avermelhado como nas fotos, adicione mais páprica.


Assim que temperar os filés, ligue uma frigideira no fogo alto e derreta 2 colheres de manteiga nela. Aproveite e ligue o forno para ir pré aquecendo-o. Quando a manteiga derreter, coloque os filés de frango na frigideira e frite-os dos dois lados até ficarem bem dourados. Quando terminar de fritar o frango, pegue uma travessa refratária e coloque os filés dentro dela adicionando mais um fio de óleo de oliva.

Corte o limão em 4 partes e coloque os dentro da travessa junto do frango e aproveite e adicione também os tomatinhos cereja. Nessa parte eu gosto de temperar com mais um pouco de pimenta-do-reino sobre tudo, mais um pouquinho de sal - cuidado para não salgar de mais - e mais um pouco de orégano. Terminado isto coloque a travessa no forno já pré-aquecido e deixe lá por mais 15 minutos ou até os tomatinhos abrirem com o calor.







Prontinho! Um franguinho diferente e ótimo para acompanhar uma porção de batatas rústicas nesse inverno atrasado de São Paulo.

Um comentário:

  1. Feito e aprovado!!
    Muito boa a receita, ótima ideia para almoço de domingo.
    Obrigado.

    ResponderExcluir