sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Batatas Rústicas


Eu sei que vocês já devem estar cansados de ver receitas de batata nesse blog mas aguentem pois ainda tenho pelo menos mais duas receitas para postar aqui de batata. Pensem pelo lado positivo, você vai aprender diversas maneiras diferentes de se cozinhar uma ótima batata.

Essa no caso é uma batata que vicia pela somatória da praticidade + o gosto delicioso e diferente dela. Depois que descobri a incrível combinação que é a batata com limão, resolvi experimentar em mais outra receita agora com alho. Essa receita originalmente é do Jamie Oliver e eu só adaptei com ingredientes mais fáceis de serem encontrados aqui e mudei também a quantidade dos ingredientes de acordo com o meu gosto brasileiro (ingleses adoram manteiga e sempre exageram).

Vamos à receita então!



Ingredientes:
500g de batatas inglesas
1 cabeça de alho
1 limão
1 pimenta dedo de moça (picada finamente e sem semente)
1 colher de sobremesa de manteiga
Óleo de oliva
Orégano
Tomilho (ou alecrim)
Pimenta do reino
Sal marinho

Modo de preparo:
Pique as batatas em pedaços medianos - costumo cortar 1 batata em no máximo 6 pedaços. Para cozinhar as batatas eu costumo utilizar a mesma frigideira em que vou frita-las para economizar louça, mas sinta-se a vontade para utilizar uma panela para cozinhá-las. Portanto, na frigideira grande, coloque as batatas e deixe as cozinhando com água e sal até que atinjam um ponto macio. Quando atingirem esse ponto, cuidadosamente descarte a água da frigideira, adicione um bom fio de óleo de oliva e a manteiga e ligue o fogo no alto.


As batatas aos poucos vou começar a fritar. Pegue a cabeça de alho e separe os dentes um por um e dê uma batida com a lateral de uma faca grande sobre cada um dos dentes para abri-los, e sem tirar da casca, adicione o alho inteiro na frigideira. A casca dos dentes servem para proteger o alho de ser queimado pela frigideira e dou uma batidinha nele para poder frita-los por dentro. Abaixe o fogo para o médio e siga a receita.

Mexa sempre a frigideira para as batatas não grudarem e não queimarem somente de um lado, certifique-se que todos os lados estejam igualmente fritos. Coloque uma boa pitada de orégano, pimenta do reino, a pimenta picada, um pouco de sal marinho e um pouco menos de tomilho - que tem o gosto muito forte e deve ser utilizado com parcimônia. Para finalizar adicione o suco de um limão.

 

Nesse processo da fritura dos ingredientes, é interessante sempre mexer a frigideira, até que tudo esteja igualmente dourado e pronto: deliciosas batatas rústicas prontas para serem servidas!

BAIXE A VERSÃO PARA IMPRESSÃO DA RECEITA AQUI

Um comentário:

  1. Desse modo o alho ainda deixa seu sabor no prato? e sendo só uma cabeça de alho como na receita consegue dar conta?

    ResponderExcluir