quinta-feira, 31 de maio de 2012

Batata com Molho de Limão


Você sabia que batata e limão juntos fica um sabor incrível? Essa foi a novidade que experiementei hoje au testa essa receita do Jamie Oliver para batatas cozidas. Simples, rápida e deliciosa! Inclusive, acho que essa receita fica muito boa acompanhada de uma carne assada.

Da receita original do Jamie Oliver eu só mudei 1 coisa: ele não coloca pimenta vermelha nessa receita. Mas quando eu comi as batatas senti falta de um gostinho mais apimentado, por isso acrescentei meia pimenta vermelha na receita para vocês. Mas sintam-sa a vontade para ignorar essa minha alteração, ok? Mas lembrem-se: dizem que um pouco de pimenta vermelha faz bem para acelerar o metabolismo, então confia em mim e acrescenta a pimenta vermelha (SEM SEMENTE).

Aproveitando que citei uma alteração na receita, essas batatas combinam muito bem com um queijinho por cima. Um queijo parmesão ralado, ou duas bolinhas de muzzarela de búfala desfia salpicando por cima do prato, dá um toque maravilhoso também. No meu caso eu comi essa batatas com a muzzarela de búfala, mas não saiu nas fotos pois eu só tive a idéia depois que experimentei o prato.

Agora vem comigo comprovar como limão e batatas são grandes amigos!

Serve 2 pessoas

domingo, 27 de maio de 2012

Shimeji na Manteiga + Bruscheta


A receita de hoje são duas em uma. Vou ensinar vocês a fazer o famoso shimeji na manteiga - igual aqueles que servem em rodizio japonês que é uma delícia - mas, como nesse dia eu não podia me conter apenas com o shimeji, aproveitei ele e fiz uma bruscheta dele. Fácil, rápido, indolor e gostoso!

Então aproveitem que esse lanchinho é uma boa pedida para o final da tarde ou para dar de entrada para os amigos que foram na sua casa e não aguentam mais esperar o almoço sair.

Serve 3 pessoas.

Ingredientes:
1 pacote de shimeji fresco (300g)
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
Shoyo(dê preferencia ao light que tem menos sódio)
Sake Mirim (é uma espécie de vinagre japonês, se você não o tiver coloque o vinagre normal mesmo)
Pão de forma integral
2 dentes de alho
Óleo de oliva
Pimenta do reino
Sal marinho

Modo de preparo:
Comece lavando o shimeji em água corrente e depois cortando a base dele. Essa base do shimeji é comível, porém, eu sempre corto fora pois essa parte tende a demorar mais para cozinhar. Se você tentar deixar ele inteiro cozido, vai perceber que o topo do shimeji vai passar do ponto. Então, para não ter meio shimeji cozido e meio shimeji cru, eu prefiro cortar a base dele e jogar fora.



 

Continuando, depois de tirar a base do shimeji, em uma panela média, colque a manteiga sem sal e ligue o fogo no médio para o alto e deixe a manteiga lá até derreter. Assim que ela começar a fazer uma espuminha acrescente o shimeji e deixe-o lá até que ele comece a soltar água. Assim que a panela estiver bem úmida do liquido do shimeji, acrescente um bom gole de shoyo - mais ou menos 8 colheres de sopa, o importante é que quando você mexer o shoyo para msiturar com o shimeji, todo o shimeji tem que estar corado do shoyo igual na foto.


Misture o shoyo e o shimeji e deixe-o cozinhando por 3 ou 4 minutos. Depois disso acrescente o sake mirim - meia porção do que você colocou de shoyo, se foram 8 colheres, 4 colheres de sopa então - e misture tudo com uma espatula. Caso você esteja utilizando vinagre normal coloque menos, pois o vinagre de maçã e estes mais normais são mais fortes que o sake mirim. Deixe o shimeji cozinhando mais um pouco, mas não muito, nessa parte eu costumo deixar no máximo 5 minutos. Feito isto, desligue o fogo e contemplem seu incrível shimeji. Ele pode ser servido desta forma com arroz, em cima de algum bife, ou então sobre um pão delicioso! Que é exatamente o que vamos fazer.

Deixe o shimeji descansando na panela. Pegue uma assadeira grande e ligue o forno para pré-aquece-lo. Pegue algumas fatias de pão de forma - no meu caso eu fiz 6 fatias, mas se você quiser o pão com mais recheio, 4 fatias é o que você precisa. Uma boa dica aqui é ter aqueles pães caseiros pois assim você pode corta-los na grossura que você quiser, pois o ideal é que a fatia tenha pelo menos 1 dedo de largura.




Coloque sobre o pão um bom fio de óleo de oliva com pimenta do reino moia na hora, uma pitada de sal marinho e para finalizar, triture os dentes de alho sobre os pães. Feito isso, distribua o shimeji sobre o pão de forma a todos terem uma boa porção. Não despreze o caldinho do shimeji, pois ele é delicioso e fica ótimo no pão. Coloque no forno de deixe-o lá até que o pão comece a dourar.



Prontinho. No máximo em 30min de forno você terá bruschetas deliciosas de shimeji. Enjoy!

sábado, 26 de maio de 2012

Uva Verde com Chocolate


Nossa gente faz muito tempo que não atualizo o blog, mas se acalmem, acumulei várias receitas novamente e acho que vou conseguir voltar com a regularidade de antes.

A receita de hoje nem posso chamar de receita, por ser tão simples. Uva com chocolate derretido. Pronto acabei de explicar como fazer rsrs.

Essa receita eu fiz quando estava fazendo o ovo de páscoa do Marcelo e, como sobrou chocolate derretido do ovo dele, coloquei tudo com esas uvas verdes deliciosas. Ouso dizer que é um sonho! Incrível como não precisa de muito para fazer uma sobremesa tão gostosa.