sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Estrogonofe de Carne


Agora que virei uma mulher casada, entrei na fase em que bate aquela saudade da comida que a mamãe fazia. E algo que andava rondando minha cabeça era o estrogonofe (ou strogonoff?) que minha mãe fazia de domingo.

Eu nunca fiz um estrogonofe na minha vida, mas minha vontade era tanta que resolvi me aventurar com receitas que achei na internet, acabei misturando uma com a outra e cheguei em um resultado que, ouso dizer, ficou muito saboroso! Na próxima visita, minha mãe é que vai ter que experimentar a minha receita! =D



Ingredientes:
500 gramas de Alcatra picada em pedaços pequenos
1 lata de creme de leite sem soro
1 colher de sopa de manteiga
1 cebola grande picada
2 ramos de cebolinha picada
5 colheres de sopa de molho de tomate (você pode usar polpa de tomate que também fica bom)
1 colher de sopa de mostarda
1 xícara de cogumelo Porto Bello fatiado
Pimenta do reino
Óleo de oliva
Sal

Modo de preparo:
Comece picando todos os ingredientes, essa é a parte que mais dá trabalho o resto é relativamente rápido. Em uma panela grande, adicione um fio de óleo de azeite e a manteiga, aqueça em fogo alto até que a manteiga derreta e acrescente a cebola picada. Um pouco antes da cebola começar a dourar você acrescenta o cogumelo, a carne e a cebolinha picada. Misture tudo bem e deixe refogar.


Tempere tudo com sal e pimenta do reino, misture a carne de vez em quando para garantir que todos os ingredientes cozinhem por igual. O importante aqui é deixar a carne cozinhar bem, ela vai começar a soltar água depois de alguns minutos, deixe a carne cozinhando até que ela seque por completo. A cebola até lá deve derreter com o calor e o cogumelo ficar bem cozido.

Quando perceber que a panela está ficando bem seca, acrescente as colheres de molho de tomate e a mostarda, misture bem. A carne vai ficar com um aspecto quase como se estivesse caramelizada com o molho de tomate, agora acrescente o creme de leite e misture tudo bem, deixe o fogo em ponto médio para baixo nesse estágio. O creme de leite irá pegar todo o sabor da carne, quando começar a borbulhar o creme, está na hora de desligar e o seu estrogonofe está pronto!


Não se esqueça de comer com um bom arroz branco e batata palha <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário