quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Torta Americana de Maçã (Apple Pie)


Acredito que desde que assisti Branca de Neve pela primeira vez, sempre quis experimentar aquela torta de maçã. Não aquela torta normal, falo daquela torta que aparece em filmes americanos, ou em desenhos quando a moça deixa a torta na janela para esfriar e o perna-longa vem sendo guiado pelo cheiro até onde a torta está. Em alguns restaurantes você encontra essa torta para vender e me arrisquei experimentar alguns anos atras pela primeira vez. Mas ouso dizer que desde que me mudei para o EUA, e experimentando a real torta que eles fazem por aqui, descobri que aquelas tortas de restaurantes não chegavam aos pés.

Então decidi aprender a fazer essa torta e aperfeiçoa-la com o tempo, foi ai que finalmente fiz minha primeira torta americana de maçã <3 Vou ser sincera com vocês, é uma receita longa, leva tempo para produzir tudo. Escolha para fazer em um fim de semana quando não tem nada para fazer. Eu comecei a cozinhar a minha a 13h e terminei as 18h. Então se prepara, por que ao contrário de todas as outras receitas que postei aqui, essa demora e requer muito da sua paciência.

Mas existe a recompensa por todo esse trabalho, uma torta maravilhosa que vai virar a melhor companhia do seu sorvete de creme. Dá trabalho, mas vale MUITO a pena! Coragem e vai pra cozinha!

Prepara o timer, pegue suas maças e ligue o som por que vai ser uma viagem longa!



Ingredientes para a massa:
250g de manteiga sem sal fria
2 ovos grandes
um pouco de leite
500g de farinha de trigo (e mais um pouco para enfarinhar a mesa de trabalho)
100g de açucar
1 colher de chá de essência de baunilha.

Ingredientes para o recheio:
10 maçãs médias sem casca picadas em meia-lua
Suco de 1 limão
1/2 xícara de açucar mascavo
1/2 xícara de açucar normal
2 colheres de sopa de canela em pó
1 colher de chá de noz moscada ralada
Uma pitada de sal
2 colheres de sopa de manteiga sem sal

Modo de preparo:
Começando pela massa, corte a manteiga em pequenos cubos. O ideal aqui é que a manteiga esteja gelada e que permaneça em cubinhos até que você para misturar a massa, então o que eu fiz para manter a forma da manteiga, por que conforme você vai picando a manteiga derrete com o calor da sua mão, procure colocar sua mão em água fria antes, e quando terminar de picar toda a manteiga coloque-a em uma tigela e coloque na geladeira de volta até você precisar dela novamente.

Em uma tigela, quebre os ovos e bata com um garfo com um pouco de leite (eu usei por volta de 2 colheres de sopa) e reserve próximo a área que você vai trabalhar a massa. Em uma outra tigela, acrescente a farinha, o açúcar e a essência de baunilha e misture.

Tire a manteiga da geladeira e acrescente à farinha e o açúcar. Agora, com as mãos limpas, comece a misturar à farinha gentilmente, precionando a manteiga com o dedão contra a ponta dos dedos, até que toda a manteiga esteja esmigalhada, quase parecendo com flocos de aveia.

Em uma área limpa e lisa, peneire um pouco de farinha para trabalhar a massa, coloque a massa sobre a área enfarinhada e abra cuidadosamente um buraco no centro da massa. Pegue os ovos batidos e coloque metade no centro do buraco. Misture bem a massa com as mãos, e então abra novamente outro buraco na massa e  acrescente o resto, misture bem até que forme uma massa consistente. Procure não trabalhar muito a massa para ela não ficar muito elástica. Embrulhe a massa em filme plástico e coloque na geladeira por pelo menos 30 minutos (mantenha a farinha no local pois você vai voltar lá ainda).



Enquanto a massa está descansando na geladeira, comece a descascar e a picar as maçãs. Em uma tigela grande, misture o suco de limão, açúcar mascavo, açúcar normal, canela em pó, noz moscada ralada e uma pitada de sal. Adicione as maçãs picadas e misture bem até que todos os pedaços de maçã fiquem "temperados".

Coloque todos os pedaços de maçã descansando em um coador grande com uma tigela por baixo por 30 minutos. Isso serve para capturar todo o suco da maçã que vai escorrer e mais tarde vamos transformar em uma calda para o recheio.


Enquanto você espera a maçã descansando no coador, o tempo de descanso da massa já deve ter passado. Pegue a massa e coloque-a em uma área enfarinhada. Separe-a em duas partes, sendo uma um pouco maior que a outra. O pedaço menor você pode embrulhar em filme plástico novamente e voltar para a geladeira. Com o pedaço maior, utilizando um rolo de cozinha (caso não tenha um rolo utilize uma garrafa lisa, foi o que eu fiz), achate a massa em um formato de pizza (ou o mais próximo que você chegar disso pois a massa pode despedaçar um pouco).

Pegue uma forma redonda grande para torta e coloque a "pizza" que você acabou de fazer sobre ela. Procure fazer com que a massa chegue até todo o comprimento das laterais da forma. Ajude com os dedos caso algum lado esteja maior ou menor que o outro (mas não se preocupe em deixar perfeito). Terminando isso, coloque a forma com a massa na geladeira.

(procure fazer com que a massa chegue até a forda da forma, na foto a massa está muito curta, o ideal é que sobre um pouco)
Agora a maçã já deve estar terminando o tempo de descanso. Em uma panela pequena, coloque as  duas colheres de manteiga e derreta-a. Pegue todo o suco coletado das maçãs e coloque na panela com a manteiga derretida e em fogo médio, misture gentilmente de 6 a 7 minutos ou até que o suco comece a caramelizar. Desligue o fogo e adicione a calda caramelizada à maçã e misture bem. Não se preocupe se a calda endurecer em contato da maçã, no forno a calda vai derreter de novo.


Pegue o outro pedaço de massa que estava na geladeira e trabalhe-o da mesma forma que fez com o primeiro pedaço: estique-o em formato de pizza com um rolo na área enfarinhada. Tire a forma com a massa da geladeira e acrescente toda a maçã. Não se preocupe se os pedaços de maçã ficarem mais altos do que a forma, nós iremos tampar com a nossa outra "pizza".

Agora, para o "gran finale", tampe a torta com o resto da massa, procure juntar os dois pedaços de massa um no outro para lacrar a maçã e para que o suco não respingue enquanto você estiver cozinhando a torta no forno. Repare que na torta que fiz na foto, a minha massa que estava na forma, não chegou até a beira da forma, e isso fez com que a minha torta não lacrasse e na hora de assar fez uma bagunça no meu forno, portanto, procure subir a massa até que ambos pedaços entrem em contato com o outro e ai você só precisa precionar com o dedo um pedaço ao outro até selar a massa.


Terminando de selar a massa com o topo. Coloque a torta na geladeira por pelo menos 30 minutos antes de assar para que a massa tenha tempo de descansar e selar direito. Aproveite esse tempo para pré aquecer o seu forno em temepratura alta.

Quando o tempo tiver passado, coloque a torta para assar por 45 minutos ou até perceber  que a massa já está bem dourada.

E TCHARAM!!! Depois de horas criando essa obra de arte, você vai finalmente saborear uma deliciosa torta de maçã feita por você!! Se orgulhe!



O plus dessa receita é o cheiro delicioso que fica na casa <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário